Reciclar, segundo o dicionário, é “transformar material já usado para uma nova utilização”. Por trás desse conceito simples, está uma das soluções para diminuir bastante um dos grandes impactos que a nossa sociedade moderna provoca no meio ambiente: a enorme produção de lixo, que, por sua vez, contamina o solo, a água e o ar. E, além disso, quando incluímos o processo de reciclagem na estrutura econômica, toda uma nova cadeia de serviços e processos é criada, abrindo empregos, gerando renda e movimentando a economia.
Não confunda: reciclagem com reutilização. Embora sejam ambas ótimas maneiras de se reduzir os gastos de produção, o lixo é o desperdício, reciclar é o que está explicado aí no parágrafo anterior, enquanto reutilizar é simplesmente reaproveitar alguma coisa – como uma embalagem, por exemplo – na mesma função para a qual ela foi criada, sem nenhum processo de modificação.
Na sua casa, você e sua família produzem dois tipos básicos de lixo: o orgânico e o reciclável. Separá-los corretamente vai ajudar, e muito, para que ambos possam ter a melhor destinação e, claro, possam ser reciclados.
O lixo orgânico são os restos dos alimentos, como cascas de legumes e frutas, folhas e raízes; e também carnes, ossos etc. Esse material costuma ser encaminhado aos aterros sanitários, mas pode ser utilizado na compostagem, um processo que, ao final, produz adubo natural, que pode ser usado na agricultura.
Ao contrário dos demais tipos de lixo orgânico, o óleo de cozinha usado não deve ser jogado no lixo, nem nos ralos ou vaso sanitário, mas sim ser recolhido e encaminhado para a reciclagem. Leia mais sobre isso aqui: https://oxma.eco.br/impacto-oleo-ambiente/
No lixo reciclável estão materiais como alumínio e outros metais, vidro, plástico, papel e papelão entre outros. Separados e entregues a serviços de coleta apropriados, eles podem ser transformados em novas matérias-primas, que por sua vez darão origem a novos produtos.
E então, ficou interessado e quer saber mais sobre a reciclagem? Em breve, aqui no blog, vamos ensinar qual é a melhor maneira de separar, limpar e acondicionar esse material para que possa ser melhor aproveitado.
Fontes:
Reciclar
Reciclagem: o que é e qual a importância?
Separação do lixo: aprenda a fazer da maneira correta
10 dicas para descartar o lixo de casa de forma correta, em Fortaleza