Tratado internacional prevê eliminar plásticos não recicláveis
14 mar, 2022
OXMA
Plásticos não recicláveis: o início do fim

Eis uma ótima notícia para o meio ambiente global: reunidos na UNEA-5.2, a Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, no início de março, os 175 países membros (entre eles, o Brasil) aprovaram por unanimidade uma resolução determinando a formalização de um tratado para acabar com a poluição plástica. O tratado será do tipo juridicamente vinculante, ou seja, vai estabelecer obrigações e punições para todos, e terá como objetivo eliminar os plástico de uso único, que deverá ser substituído por materiais reutilizáveis e recicláveis.

O tratado, que deverá ser estabelecido até 2024, vai estabelecer metas globais, envolvendo toda a cadeia de produção e o ciclo de vida dos plásticos, desde sua criação e produção, passando pela venda e consumo, até a forma como é descartado e seus resíduos são tratados. A ideia é fazer um grande levantamento de informações e avaliações científicas, que sirvam como base para criar uma nova política mundial em relação a esse material.

E, também, estabelecer mecanismos de apoio técnico e financeiro para que as novas medidas possam ser implantadas. Cada país deverá estabelecer seus próprios planos para implementar essas mudanças, mas o tratado também pretende facilitar a cooperação entre cidades e nações e criar formas de acompanhar os avanços dessa “desplastificação” no mundo.

Segundo pesquisas utilizadas pela ONU, todos os anos, aproximadamente 11 milhões de toneladas de plásticos vão parar no mar, o que tem afetado mais de 800 espécies de animais, tanto no litoral, como nos oceanos, Algo que também afeta a saúde dos seres humanos – provocando a ingestão de microplásticos em pescados, por exemplo. Estima-se quem hoje, a produção de plásticos corresponda a 15% das emissões de CO2, dentro do que está previsto nos acordos para controlar o aquecimento global.

Fontes:

End plastic pollution: Towards an international legally binding instrument
PNUMA realiza coletiva de imprensa sobre UNEA-5 nesta quinta-feira
ONU comemora tratado histórico para combater lixo plástico

POSTS RECENTES