Que tal tornar sua empresa mais sustentável?
8 fev, 2022
OXMA
Pequenas empresas, grande sustentabilidade

Quando falamos em sustentabilidade e em atividades econômicas responsáveis, geralmente pensamos em grandes organizações, com centenas de funcionários, negócios que envolvem muitos milhões de faturamento e que podem gerar impactos significativos no meio ambiente. Mas, na prática, todo e qualquer tipo de negócio gera algum impacto ambiental e mesmo um pequeno escritório ou loja pode adotar algumas medidas e hábitos para se tornar mais sustentável. Veja a seguir algumas dessas práticas que, além de tornarem seu negócio mais amigável com a natureza, vão ajudar a tornar o próprio ambiente de trabalho mais agradável.

Iluminação e ventilação naturais
Cortinas fechadas e ar-condicionado se tornaram quase um padrão para escritórios, mesmo nas estações menos quentes. Aproveitar a luz natural, ao menos durante os períodos em que ela for suficiente para iluminar o ambiente, e deixar as janelas abertas para que o ar circule (algo ainda mais importante nesses tempos de pandemia) diminui os gastos com energia e pode até melhorar o astral das pessoas. Pintar as paredes e o teto do ambiente com cores claras – de preferência com tintas à base de água, menos poluentes e tóxicas – e diminuir a quantidade de móveis e divisórias ajuda a clarear os espaços.

Menos papéis
Já foi o tempo em que todo tipo de documento, comunicação, nota fiscal, boleto e instrução tinha de ser obrigatoriamente impresso. O pior é que, na maioria das vezes, todo esse papel acaba na lata do lixo em pouquíssimo tempo. Procure restringir a impressão ao que realmente for fundamental, recebendo, enviando ou arquivando tudo isso em formato digital. Adote também a cobrança digital para todos os serviços que você presta ou contrata, como luz, internet e condomínio, dispensando aquela infinidade mensal de papeizinhos. Em vez de estantes e arquivos de aço, crie pastas na rede ou na nuvem (sempre com um backup), e arquive nelas o que for necessário. Além de poupar árvores, será muito mais prático e rápido encontrar qualquer um desses documentos.

Copinhos descartáveis
Que tal cada um dos membros da equipe ter a sua própria caneca personalizada? Aproveite e
compre (ou mande fazer) mais algumas canecas para os visitantes, também, e, claro, separe um cantinho apropriado para lavar e guardar eles na copa. Copinhos descartáveis para café e água estão na lista de materiais que mais tempo demoram para serem degradados e absorvidos pela natureza.

Economia de energia…
Além da luz natural, procure utilizar os tipos mais eficientes de iluminação artificial para cada espaço do escritório ou da loja. Vale muito a pena contratar um bom arquiteto para que projete essa iluminação, de forma que seja também agradável, criando um ambiente acolhedor e, ao mesmo tempo, que facilite o trabalho de todos.
Além disso, sempre que for comprar equipamentos – como geladeiras, aparelhos de ar condicionado, computadores, máquinas etc. – escolha os que apresentarem a melhor avaliação de eficiência energética de instituições como o Inmetro e o Procel. Vale a pena gastar um pouco mais em produtos mais modernos e econômicos, pois além de reduzir o impacto ambiental, eles costumam se pagar no médio e longo prazos.
Se seu negócio funciona em uma sede própria, edifício ou casa, vale a pena se informar sobre a instalação de placas fotovoltaicas para produzir energia a partir da luz do sol. Os preços desses sistemas vêm caindo ano a ano e, hoje, também tendem a se pagar em poucos anos.

…e de água
Em pequenos negócios, salvo os relacionados com alimentação (como bares e restaurantes) o maior consumo de água costuma estar relacionado com os banheiros. Usar torneiras mais econômicas, com aeradores e temporizador (que fecha o fluxo automaticamente depois de alguns segundos) e caixas de descarga externas e mais modernas é um bom modo de diminuir o consumo. Mas mesmo se não for possível mudar isso em um primeiro momento, é importante que não existam vazamentos (o pinga-pinga na pia, por exemplo) e que válvulas e torneiras estejam em bom estado e bem reguladas, para não haver desperdício. Se a lavagem do piso faz parte da rotina de seu negócio, procure dar preferência a baldes e esfregões à mangueira. Se está instalado em uma casa, vale pesquisar maneiras de coletar água da chuva e, também, de reuso para atividades de limpeza.

Menos deslocamentos
Se seu negócio inclui reuniões e contatos constantes com outras empresas e clientes em outros bairros, cidades ou países, procure fazer esses encontros de forma virtual, sempre que possível. Se antes poderia soar estranho ou “frio”, depois desses quase dois anos de pandemia, encontros assim passaram a ser considerados perfeitamente normais e profissionais. Desse modo, você e seus colegas vão usar menos os meios de transporte e diminuir sensivelmente sua pegada de carbono – ou seja, a sua cota na quantidade de CO2 emitido por carros, ônibus e aviões.

Mobilize sua equipe e dê preferência a fornecedores e produtos sustentáveis também
Se puder escolher, opte por empresas e prestadores de serviço que tenham as mesmas preocupações ambientais e com a sustentabilidade que você. Prestigiar negócios comprometidos com esses princípios ajuda a divulgar essa postura e vai estimular outros a seguirem o mesmo exemplo.

Com o mesmo objetivo, procure discutir e compartilhar internamente assuntos e decisões relacionadas com a sustentabilidade em sua empresa. Traga o assunto para a torina diária de planejamento e crie metas a cumprir. Estimule a participação de todos, para que tragam ideias e assumam responsabilidades em relação a novas posturas, procedimentos e a sua divulgação no ambiente de trabalho, para colegas, clientes e fornecedores.

A união faz a força
O efeito que uma pequena empresa consciente pode gerar no meio ambiente, à primeira vista, pode parecer irrelevante. Mas se imaginarmos centenas de milhares delas adotando práticas e, principalmente, colocando esse tema entre suas preocupações e objetivos, teremos um movimento gigante, capaz de criar um “círculo virtuoso” na direção de um mundo mais sustentável.

Fontes:
Lets make our workplaces sustainable
Escritório sustentável: entenda os benefícios de adotar esse valor + 7 dicas para implementar
7 dicas para ter um escritório verde

POSTS RECENTES