As crianças e a sustentabilidade
Se queremos um futuro diferente, baseado em práticas sustentáveis, menos desigualdade e em uma maior harmonia entre a sociedade e o meio ambiente como um todo, devemos começar por mudar a própria sociedade – ou, mais especificamente, sua mentalidade. E o melhor caminho para isso, claro, é a educação das crianças.
Recentemente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO estabeleceu que a educação ambiental deve ser um componente curricular básico, em todos os países, até 2025. Formar cidadãos conscientes e responsáveis, no entanto, não é papel apenas de escolas e professores, mas de todos nós, especialmente a família. Afinal, exemplos dados em casa fazem parte dos pilares de formação das crianças, para que aprendam a conviver e cuidar do meio ambiente – e, como consequência natural disso, também do próximo.
Comece em casa
O melhor aliado que temos para passar conceitos de sustentabilidade socioambiental para os pequenos é sua própria curiosidade e seu fascínio pela natureza. Em vez de simplesmente dizer o que eles deve ou não deve fazer, procure sempre que possível explicar, mencionando a relação entre causas e efeitos. Por exemplo, as consequências que jogar lixo na rua pode provocar, como enchentes, a proliferação de ratos e baratas e a poluição dos rios; e como o descarte correto pode transformar o lixo em matéria-prima útil e fonte de sustento para outras pessoas. E você pode sempre complementar informações assim com vídeos e outros materiais que podem ser buscados, junto com as crianças, na internet, por exemplo, ou em livros e revistas.
Além disso, claro, a forma mais eficiente de conscientizar as crianças é o exemplo dado pelos adultos, mesmo nos pequenos gestos e no comportamento do dia a dia. Hábitos simples, como separar corretamente o lixo em casa – entre o orgânico e os materiais recicláveis, estabelecendo depósitos com cores diferentes para eles – valem por muitas aulas, especialmente se vierem acompanhados de explicações sobre a origem dos materiais e a destinação correta de cada um deles.
Pode ser divertido
Fazer uma pequena horta em casa, usando garrafas PET como canteiro, praticar o ecoturismo com as crianças, em um parque ou reserva florestal, e construir brinquedos usando materiais recicláveis – como embalagens, sobras de madeira, barbante etc. – são maneiras criativas e divertidas de passar conceitos de sustentabilidade para as crianças em casa, criando momentos inesquecíveis e que provavelmente irão influenciá-las por toda a vida.
Confira aqui quatro objetivos para a educação ambiental de crianças definidos pela UNESCO:
1 – Conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais.
2 – Fomentar seu interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente.
3 – Desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca.
4 – Ampliar seus conhecimentos ecológicos, em assuntos como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre.
Fontes:
Preservar também é coisa de criança
Educação ambiental: crianças como agentes
A educação ambiental na educação infantil segundo os saberes de Morin
UNESCO declara que a educação ambiental deve ser um componente curricular básico até 2025