A OXMA firmou uma parceria com o G10 Favelas – bloco de líderes e empreendedores de impacto social que atuam nessas comunidades – para a coleta de óleo de cozinha usado. A ação começa por Paraisópolis, na cidade de São Paulo, onde desde o dia 15 de dezembro os principais canais de comunicação chamam os moradores para participar do projeto, recebendo um cupom para compra de alimentos em troca de cada litro recolhido.
Com o slogan “seu óleo usado vira alimento”, a parceria tem como objetivos conscientizar a população de que o óleo não deve ser descartado no lixo ou no ralo de casa, mostrando como a destinação correta do produto evita sérios problemas urbanos e ambientais – e, também, pode gerar recursos, não somente para a indústria, como também para os próprios consumidores, recompensados pela boa prática.
Além disso, para cada litro de óleo recolhido nessas comunidades, a parceria prevê que o G10 Favelas receba da OXMA uma contrapartida financeira, como forma de apoiar os seus projetos.
O que é o G10 Favelas
O Bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social das Favelas se formou com a ideia de somar forças para o desenvolvimento econômico e social dessas comunidades, conferindo a elas uma posição de protagonismo na sociedade. Seu nome é inspirado no G-7, bloco econômico formado por países ricos, e sua atuação se estende a 398 territórios, por meio de lideranças locais, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Distrito Federal, Pará, Amazonas e Espírito Santo.
A ideia é contribuir para que as comunidades se tornem grandes polos de negócios, atraentes para investimentos, que gerem retorno tanto para investidores como para quem vive e trabalha nesses locais. E, como informa em seu site, “transformar a exclusão em startups e empreendimentos de impacto social de sucesso”, atraindo os olhares do Brasil para as favelas.
Mais informações sobre o G10 Favelas em http://www.g10favelas.org