O que tem na sua geladeira?
13 nov, 2021
OXMA

Essa é uma das perguntas mais frequentes nas cozinhas das casas brasileiras. Isso porque, embora muita gente costume fazer listas de compras, poucos controlam realmente o que têm guardado, o que quase sempre leva ao desperdício. Para resolver esse problema, antes de qualquer outra coisa, é preciso mudar nossos hábitos, tanto de compra, quanto de como arrumar a geladeira.

Segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em conjunto com a organização britânica de resíduos WRAP, em 2019, 913 milhões de toneladas de alimentos foram desperdiçadas no mundo em 2019, o que representa 17% de tudo o que foi produzido – ou 23 milhões de grandes caminhões carregados! E, aqui no Brasil, a coisa é ainda pior: segundo estimativas, cerca de um terço dos alimentos acabam sendo jogados fora.

Além do impacto social, pois falta comida para muita gente, calcula-se que os alimentos dispensados sem serem consumidos representem até 10% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Compre com critério

O primeiro passo para mudar todo esse panorama pode ser dado por você, em sua casa. Procure comprar os alimentos que efetivamente vai consumir. Para isso, pensar a lista de compras levando em conta as refeições que você e sua família farão com os ingredientes, é uma boa ideia. Especialmente com produtos mais perecíveis – como frutas, folhas e legumes –, procure comprar pequenas quantidades, de acordo com o número de pessoas que, depois, vão se sentar à mesa.

“Cegueira da geladeira”

Não chega a ser uma doença, mas o termo acima, criado pela empresa Unilever na divulgação de uma outra pesquisa, também desenvolvida em parceria com a ONU, indica um padrão de comportamento comum a 61% dos brasileiros: descartar um ou dois alimentos em perfeito estado, todas as semanas – e, pior, os outros 49% dizem fazer isso até diariamente! Pudera, 54% admitem que comprar mais comida que o necessário.

Segundo o mesmo levantamento, 78% dos entrevistados confessam que abrem a geladeira, olham para dentro, mas não sabem o que vão comer ou preparar. Além do excesso de compras, essa “falta de clareza” tem muito a ver com a forma como se arruma os alimentos na geladeira.

Para que isso não aconteça na sua casa, além de reduzir o volume de coisas guardadas no refrigerador, procure sempre arrumá-las seguindo uma lógica. Por exemplo, frios e laticínios ficam na parte mais alta, legumes e frutas e verduras na gaveta maior da parte inferior. E, nas prateleiras intermediárias, você pode organizar outras coisas, como ovos e sobras de comida ou pratos prontos em uma delas; leite, doces e conservas ou processados em outra.

Geralmente, o manual da geladeira traz boas dicas sobre esse melhor aproveitamento – incluindo o que você deve ou não colocar nas prateleiras da porta.

Comprar menos, guardar melhor e aproveitar os alimentos ao máximo é uma ótima forma de contribuir para a preservação do meio ambiente e com a sociedade como um todo. E, no final das contas, é também um modo inteligente de economizar dinheiro.

Fontes:
Os efeitos do desperdício chocante de alimentos no mundo
Cegueira da geladeira
6 dicas para organizar os alimentos na geladeira de forma correta

POSTS RECENTES