O que dizem as figurinhas?
Ícones impressos nas embalagens indicam presença de transgênicos e materiais recicláveis
Você provavelmente já se acostumou a encontrar esses símbolos impressos nas embalagens de produtos que consome: um triângulo com a letra T, outros com setas, desenhos, números e códigos. Sabe o que eles significam? Neste post, falamos sobre isso.
Comecemos pelo T: ele está presente em boa parte das embalagens de alimentos industrializados e indica a presença de ingredientes transgênicos em seu preparo. Os transgênicos são alimentos (como soja, trigo e milho) de origem vegetal, que tiveram sua estrutura genética alterada em laboratório, com o objetivo de melhorar algumas de suas características – como a resistência a pragas, tempo de crescimento e mesmo o paladar.
Embora possam trazer vantagens, esses produtos são relativamente recentes e ainda não há estudos científicos em número suficiente para garantir que não provoquem algum tipo de efeito negativo nos seres humanos, se ingeridos por um longo período. Essa situação vem provocando polêmica e grandes discussões entre cientistas, parte a favor, parte contra o seu uso.
Por conta disso, desde 2003, aqui no Brasil, a legislação (Decreto n° 4.680/2003) determina que, sempre que algum produto contiver transgênicos, traga esta informação impressa em sua embalagem – o triângulo amarelo com o T, dando ao consumidor a oportunidade de decidir se vai ou não utilizá-lo.
Para ajudar na reciclagem
Já as figuras formadas por setinhas e outras figuras atendem a uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e indicam os materiais que são usados na fabricação de embalagens. O objetivo é ajudar o consumidor a descartar esses itens da melhor maneira e, num segundo momento, auxiliar os profissionais envolvidos com os processos de separação e triagem a identificar mais facilmente esses materiais para que possam ser reciclados quando possível, ou descartados de forma segura e apropriada. Veja a seguir quais são as mais comuns.
Embalagens de vidro, aço, alumínio e papel são identificadas com as figuras acima, que podem vir ou não acompanhados de palavras e/ou expressões.
No caso dos plásticos, a classificação tem relação com sua composição e cada número corresponde a produtos específicos. Eles são impressos dentro de triângulos formados por três setas, o símbolo criado por uma associação de processamento de papel usado nos EUA, no começo dos anos 1970 e que acabou sendo adotado universalmente para representar a reciclagem como um todo. Veja a seguir o que eles indicam:
1 – PET – tereftalato de polietileno – usado para envasar líquidos, como refrigerantes, óleos de cozinha e água. É aproveitado para a produção de uma infinidade de produtos, como tapetes, tecidos e novas embalagens.
2 – PEAD – polietileno de alta densidade – comum em potes de iogurte, cremes e sorvetes. Usado na produção de móveis de plástico, canos e recipientes.
3 – PVC – policloreto de vinila. Muito usado em brinquedos e embalagens de produtos de higiene e medicamentos. Reciclado, vira matéria-prima para canos, mangueiras e cabos.
4 – PEBD – polietileno de baixa densidade. É o material usado para fabricar sacolas plásticas, entre outras. Reprocessado, dá origem a sacos de lixo e similares.
5 – PP – polipropileno – é empregado em tubos de condimentos (como mostarda e ketchup), medicamentos e produtos químicos. Reciclado, pode voltar a embalar tintas, caixas e revestir baterias, como as dos automóveis.
6 – PS – poliestireno – está presente em descartáveis, como copos e pratos. É reaproveitado para produzir isolante térmico (como o que reveste por dentro as paredes de geladeiras e freezers) e pode, também, ser usado como matéria-prima para outros objetos de plástico rígido.
7 – Materiais diferentes dos anteriores – aqui entram materiais que são geralmente mais difíceis de reciclar, como acrílicos e laminados usados em embalagens de biscoitos, por exemplo. Podem ser usados como combustível para geração de energia.
Agora que você já sabe o que todos esses ícones significam, fique atento para dar o destino certo às embalagens que for descartar. Afinal, o caminho para um futuro mais sustentável é composto por grandes decisões, e pequenas atitudes, todas de grande importância e que podem – como neste caso – começar em sua casa.
Fontes:
Você sabe o que significam os símbolos de reciclagem?
Simbologia de Materiais de Embalagens para Reciclagem
Símbolos da reciclagem: quais são, significados e qual importância?
Rotulagem de transgênicos: o que você precisa saber
Saiba o que são os alimentos transgênicos e quais os seus riscos