Engajamento social: benefício para todos
Por definição, engajar-se quer dizer ter empenho por uma causa, se comprometer com ela. Engajamento social, portando, é o comprometimento que alguém – seja uma pessoa ou organização – tem com a sociedade em que vive e atua. Hoje, o que consideramos como engajamento social são projetos e atividades que uma pessoa e/ou empresa realizam em prol de uma comunidade ou de toda a sociedade, sem ter como objetivo obter lucro ou algum tipo de vantagem pessoal. O trabalho voluntário e não remunerado é um bom exemplo disso.
Vale lembrar que os problemas sociais e ambientais estão entre os maiores desafios contemporâneos na busca de uma sociedade mais justa e de formas sustentáveis para o desenvolvimento. Desafios esses que não serão vencidos apenas por instâncias governamentais. Segundo estimativas de economistas, especialmente quando se trata de causas sociais, o governo costuma gastar comparativamente até três vezes mais recursos do que a mobilização voluntária para realizar as ações semelhantes.
Se tivermos em mente a realidade do Brasil, um país em desenvolvimento e com recursos públicos insuficientes para enfrentar suas grandes disparidades e demandas, e também para aproveitar as muitas oportunidades para a melhora da qualidade de vida de sua população, entendemos a importância desse mecanismo. Imagine o que milhares de empresas e milhões de indivíduos engajados serão capazes de realizar!
Ganhamos todos
Por outro lado, não ter como foco o lucro ou vantagem pessoal não quer dizer que se engajar socialmente não traga benefícios para pessoas e empresas que dedicam parte de seu tempo e recursos com esse fim.
No caso das empresas, esse engajamento permite que elas entrem em contato com as comunidades em que atuam e/ou com as quais se relacionam, conhecendo melhor, por exemplo, os impactos que geram nesses locais e aos seus moradores. Entendendo a realidade da região em que atua, uma organização pode minimizar eventuais pontos negativos, deixar de ser vista com uma “intrusa” e passar a ser reconhecida como parte ativa daquela comunidade, como uma parceira que gera empregos, produtos ou serviços e que pode contribuir para o desenvolvimento e a melhora de qualidade de vida de todos – inclusive de seus próprios funcionários.
Além disso, uma empresa engajada expande positivamente sua imagem, qualificando seus resultados que, ultrapassando o aspecto financeiro, passam a incluir dimensões sociais, ambientais e éticas, demonstrando comprometimento com o desenvolvimento sustentável e com as boas práticas – algo que hoje é de vital importância para atrair investidores e novos negócios, por exemplo.
No caso das pessoas, seja por iniciativa individual ou como parte das ações das empresas em que trabalham ou organizações de que participam, os ganhos são incontáveis. A começar pela expansão de nossa rede de relacionamentos e enriquecimento cultural e das experiências de vida, por entrarmos em contato com realidades diferentes das que conhecemos. E, embora não seja uma parte “obrigatória” da rotina e atributos profissionais, a atuação solidária pode – e deve – ser mencionada em currículos, onde conta positivamente.
Não raro, esse tipo de trabalho exige que se aprenda coisas novas e até se desenvolva habilidades que não faziam parte da rotina – como falar em público, formar e integrar equipes com as mais diversas especialidades, ter de busca soluções e improvisar, entre outras tantas possibilidades. Tudo isso leva a uma sensação real de realização pessoal.
Mas os efeitos podem ir além do campo meramente emocional. Se hoje, é consenso que o trabalho voluntário e a solidariedade são benéficos para a alma, ele também melhora a saúde física. Segundo pesquisas divulgadas pelo blog especializado Voluntariado Empresarial, quando comparadas a pessoas que não fazem atividades voluntárias, aquelas que empregam parte de seu tempo em engajamento social melhoram uma série de indicadores – como pressão sanguínea, colesterol – e até a tendência à obesidade, tendo uma maior expectativa de vida que a média da população em geral.
Ou seja, fazer o bem faz bem.
Fontes:
Engajamento social – fator de motivação pessoal
7 vantagens de estimular o engajamento social em sua empresa
Engajamento com a comunidade: o passo a passo
Instituto Ethos